
A Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) oferece aos candidatos ao concurso de admissão à carreira de diplomata, do Instituto Rio Branco (IRBr) do Ministério das relações exteriores, a serie Manuais do Candidato, com nove volumes: Português, política Internacional, Historia do Brasil, Historia Mundial, Geografia, Noções de Direito e Direito Internacional,Economia, Inglês e Francês.
Os Manuais do Candidato constituem marco de referência conceitual, analítica e bibliográfica das matérias indicadas. O Concurso de Admissão, por ser de âmbito nacional, pode, em alguns centros de inscrição, encontrar candidatos com dificuldade de acesso a bibliografia credenciada ou a professores especializados. Dada a sua condição de guias, os manuais não devem ser encarados como apostilas que por si só habilitem o candidato à aprovação.
A Funag convidou representantes do meio acadêmico com reconhecido saber para elaborarem os Manuais do Candidato. As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
Manual do Candidato - Noções de Direito e Direito Internacional
Editado por FUNAG, 3a edição, 2008, 284 Páginas.