Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, Ema Marta Dunck-cintra e Lorena Araújo de Oliveira Borges
Product ID: 347
Product SKU: 347
New In stock />
Antropologia do Imaginário

Antropologia do Imaginário

Marca: Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto, Ema Marta Dunck-cintra e Lorena Araújo de Oliveira Borges


Por:
R$ 40,00

ou 3x de R$ 14,13 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Contrariamente ao que se tem visto nas pesquisas acadêmicas, em que há uma visível compartimentalização, este livro contém uma seleção de ensaios escritos por pesquisadores de duas áreas relativamente recentes e atentas para dialogar uma com a outra. São elas a antropologia do imaginário, de Gilbert Durand, e a ecolinguística.

No Brasil, a primeira tem sido praticada principalmente por estudiosos das áreas de educação, antropologia e ciências sociais, mas sua introdução na área de linguística, análise do discurso e literatura ocorreu por meio dos trabalhos das pesquisas de Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strôngoli e seus alunos na PUC-SP, dentre os quais destacam-se Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto e seu Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM), na Universidade Federal de Goiás. Encorajada por Durand, e posteriormente aprovada por ele, Maria Thereza acrescentou aos regimes diurno e noturno o regime crepuscular, que seria o regime sintetizador ou harmonizador dos impulsos respectivamente agressivos ou acomodativos dos outros dois regimes.

A segunda área representada no livro tem se desenvolvido sobretudo em torno do que veio a ser chamado de Escola Ecolinguística de Brasília, cujo centro irradiador é a Universidade de Brasília, sob a liderança de Hildo Honório do Couto. Essa variedade de ecolinguística partiu do conceito central da ecologia, o ecossistema, motivo pelo qual recebeu o nome de linguística ecossistêmica. Com efeito, a ecolinguística tem sido definida como sendo o estudo das relações entre língua e seu meio ambiente, que, na verdade, é triplo, embora não necessariamente no mesmo sentido das "três ecologias" de Felix Guattari. Existem o meio ambiente natural, o mental e o social da língua, todos inclusos em um quarto, chamado de meio ambiente fundamental da língua, que lembra a 'ecologia integral' de Leonardo Boff.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira os produtos