A dinâmica da vida moderna faz com que as pessoas se percam, sem perceber, em atividades do cotidiano e deixam para traz fantásticas experiências vividas, dignas de registro e de serem repassadas aos amigos e descendentes, mas não o fazem. A autora, neste livro, fez diferente, registrou, resgatou memórias. Quanta garra e coragem pode-se perceber nas ações dos dois jovens profissionais, ilustres personagens deste livro!
Certamente, não é a primeira vez que alguém se propõe a registrar a trajetória de vida que teve em determinado momento, mas essa narrativa marca condutas decorrentes de uma vivência profunda dos personagens para as quais dedicou uma das fases mais importantes de suas vidas, por idealismo e opção. E isso, sim, é um fantástico testemunho de desprendimento e determinação.
Levantemos, pois, um brinde aos personagens pela tenacidade e firmeza em enfrentar desafios e em tentar minorar indistintamente o sofrimento dos que padecem, sem vislumbrar compensações, e que a autora tão bem soube retratar.